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Quando começar a usar óleo de alta quilometragem - Guia Prático

Quando começar a usar óleo de alta quilometragem - Guia Prático

Seu carro está vazando óleo? Se isso acontecer, pode ser hora de você começar a usar óleo de alta quilometragem.

Começar a usar óleo de alta quilometragem para seu veículo está entre os aspectos críticos de manter o motor do seu carro saudável por longos períodos de tempo. Esses óleos são diferentes dos óleos comuns, pois contêm intensificadores de vedação e aditivos especiais capazes de minimizar vazamentos internos e externos de óleo do motor.

Para evitar vazamentos de óleo e queima de óleo (o que geralmente acontece em motores mais antigos), recomendamos o uso de óleo de alta quilometragem que ajuda na vedação dos anéis e juntas do seu motor.

Os óleos de alta quilometragem são projetados de tal forma que ajudam os motores de alta quilometragem - normalmente aqueles que têm mais de 120.000 quilômetros rodados. E mesmo que a decisão de começar a usar esse tipo de óleo após esse ponto de quilometragem dependa do proprietário do carro, muitos especialistas recomendam que você o faça.

Por outro lado, veículos que vazam gases de combustão entre um pistão e a parede do cilindro no cárter, ou sofreram outros danos mais graves, como perda de potência, batida do cilindro, etc - não serão corrigidos apenas usando óleo de alta quilometragem. É altamente provável que sejam falhas mecânicas e sua visita ao mecânico provavelmente esteja atrasada.

Para o mesmo efeito, motores de alta quilometragem que foram mantidos de maneira adequada podem se beneficiar muito do uso de óleos de alta quilometragem, especialmente se você quiser evitar o desgaste do motor.

O que significa “óleo de alta quilometragem”?

Muitas vezes nos perguntam: quantos quilômetros um carro pode durar? ou O que significa “alta quilometragem”?

A verdade é que não existe uma resposta padrão para essa pergunta. Mencionamos acima que 120.000 quilômetros é a marca típica de quando um carro é referido como um veículo de “alta quilometragem”, o que é verdade para a maioria dos carros.

No entanto, não existem regras definitivas sobre quando um carro é considerado com alta quilometragem. Alguns especialistas afirmam que um carro com mais de 72.000 quilômetros deve ser considerado de alta quilometragem, alegando que com a manutenção adequada, os carros podem ter uma expectativa de vida de cerca de 321.000 quilômetros. Por outro lado, os veículos rodoviários padrão que apresentam a tecnologia disponível hoje são capazes de percorrer até 643.000 quilômetros.

Quilometragem na cidade versus quilometragem na estrada

Todos nós sabemos que dirigir em uma cidade é diferente de dirigir em uma rodovia.

O consumo de combustível é diferente, assim como as taxas de pedágios cobradas. Como relatam inúmeras pesquisas, os quilômetros de estrada são menos exigentes do que os quilômetros da cidade em termos de desgaste do motor.

Simplificando, quando você dirige em rodovias, o motor funciona em temperaturas constantes, opera com eficiência máxima e experimenta menos partidas e paradas. A rodagem urbana, por outro lado, envolvem inúmeras e frequentes alterações no modo de desempenho do motor. Isso significa que motores com 120.000 quilômetros urbanos podem estar tão desgastados quanto motores com 240.000 quilômetros rodoviários.

Naturalmente, existem vários outros fatores em jogo aqui, como:

  • A forma como o carro foi conduzido;
  • Que tipo e qualidade de combustível e óleo o motor estava usando;
  • Se houve manutenção regular, etc.

Portanto, dependendo de todos esses fatores, você precisa descobrir se é ou não hora de começar a usar óleo de alta quilometragem para a condição específica do seu motor.

Nota: Embora alguns motoristas esperem até 321.000 quilômetros para a troca, e alguns o façam tão cedo quanto 128.000 quilômetros, o motorista típico deve mudar para óleo de alta quilometragem a 161.000 quilômetros.

Diferenças de aditivos em óleos de alta quilometragem

Assim como os óleos de motor comuns, os óleos de alta quilometragem podem apresentar vários pacotes de aditivos que tendem a ser quase exatamente os mesmos, o que pode levar a dificuldades para determinar quais são as diferenças reais.

A concentração de aditivos está entre as principais distinções na ampla gama de óleos de alta quilometragem disponíveis no mercado. Mas como a composição e as fórmulas exatas do óleo do motor são normalmente mantidas como segredos comerciais, é quase impossível obter a quantidade exata de aditivos para óleo de motor específico. Algumas informações podem ser obtidas de fichas de dados de segurança, mas essas fornecem apenas informações sobre uma variedade de porcentagens de aditivos, com grandes chances de certos aditivos não serem incluídos devido à falta de agência.

A principal diferença entre os óleos de motor comuns e os de alta quilometragem está tipicamente nos aditivos que têm a função de minimizar a rugosidade nas superfícies metálicas do motor, preenchendo as pequenas rachaduras microscópicas criando superfícies mecânicas mais lisas.

Quando fazer a troca de óleo de alta quilometragem

Responder a essa pergunta pode não ser tão fácil quanto parece. Várias opiniões podem ser encontradas on-line ou em oficinas locais e, com vários fatores que podem influenciar sua decisão, é altamente recomendável reunir o máximo possível de dados de práticas recomendadas e aplicá-los ao seu contexto exclusivo.

Agora, para as duas escolas de pensamento conflitantes frequentemente encontradas online:

  • Uma opinião é que a troca de óleo deve ser feita com mais frequência à medida que a quilometragem do carro aumenta.
  • Outros afirmam o contrário, que as trocas de óleo do motor devem ser menos frequentes à medida que a quilometragem do motor aumenta. A opinião deles é que todo desgaste é praticamente inevitável e que os proprietários de carros não precisam se preocupar em anular sua garantia.

A parte complicada é que nenhum dos lados está totalmente certo ou totalmente errado.

Motores de automóveis que foram bem tratados e mantidos adequadamente devem, em teoria, suportar intervalos de troca de óleo mais longos.

Para determinar se os intervalos entre as trocas de óleo de alta quilometragem podem ser maiores, é recomendável que você execute uma lista abrangente de testes de análise de óleo. Você também pode fazer um teste de “blotter spot” muito mais simples que mostrará se seu motor tem diluição de combustível ou liquido de arrefecimento misturado em seu óleo de motor.

Essencialmente, não é recomendável estender o intervalo de troca de óleo de alta quilometragem nos seguintes cenários:

  • Se o seu motor requer adição frequente de óleo devido à queima de óleo;
  • Se o seu motor está perdendo pressão;
  • Se o seu motor não estiver usando filtros de alta qualidade (já que os filtros têm um grande impacto na vida útil do seu motor)

Usando óleo sintético de alta quilometragem em motores de alta quilometragem

Os óleos sintéticos de alta quilometragem são especialmente desenvolvidos para veículos de alta quilometragem que requerem óleos sintéticos com condicionador de vedação extra proporcionando mais proteção às vedações desgastadas, o que pode mitigar vazamentos nesses motores.

Aqueles que decidem mudar para óleo sintético de alta quilometragem podem enfrentar problemas de vazamento devido à potencial incompatibilidade do sintético usado em certos óleos com os tipos de vedação do motor. Além da incompatibilidade da vedação, o vazamento pode ser causado pela limpeza de um acúmulo de resíduos nas áreas do motor onde anteriormente havia vazamento vedado. Isso é bastante raro hoje em dia, pois os óleos sintéticos modernos evoluíram ao longo dos anos para evitar esse problema.

Ainda assim, é altamente recomendável que você consulte o manual do proprietário do motor ou procure aconselhamento de um técnico de reparo experiente.

Devo usar óleo de alta quilometragem no meu carro novo?

A resposta curta é: é desaconselhável, pois não há necessidade disso.

Concedido, o motor do seu veículo não sofrerá nenhum dano se você optar por fazê-lo, mas provavelmente é melhor seguir as instruções especificadas no manual do proprietário (até que a garantia do veículo expire, pelo menos).

Quanto à resposta longa: pode ser um ecossistema confuso de vários fatores, como padrões internacionais, diferentes classificações de óleo, licenciamento, símbolos, categorias etc. Por exemplo, a AAMA (American Automobile Manufacturers Association) e a JAMA (Japan Automobile Manufacturers Association) trabalharam juntos para criar o padrão global para óleos de motor.

Há também o sistema de licenciamento e certificação de óleo do motor desenvolvido pelo International Lubricant Standardization and Approval Committee (ILSAC), API, ASTM e SAE. Isso levou a frascos de óleo de motor com a estrela ou o símbolo de serviço API que garante que o óleo foi formulado, testado e aprovado pelo fabricante do seu veículo. As mudanças nos padrões de economia de combustível, metalurgia e tecnologias de motores também influenciam os padrões de classificação de óleos de motor, razão pela qual é altamente recomendável que você sempre leia os rótulos e fique informado sobre como o cenário da tecnologia de motores está evoluindo.

  • Padrões de API mais recentes

    O padrão de classificação de serviço API mais recente para motores a gasolina é SN ou SN Plus, enquanto os sufixos 0W, 5W, 10W, 15W e 25W denotam viscosidade em clima frio. Por exemplo, um óleo de 0W terá um desempenho melhor em temperaturas mais baixas do que aqueles com 25W em seus rótulos. O número que segue o “W” no número de identificação refere-se à viscosidade em clima quente, ou seja, quão bem o óleo funcionará em temperaturas quentes.

    Os óleos mais utilizados hoje são 5W-30 e 10W-30.

    Quanto aos motores a diesel, os carros de motor quatro tempos atualmente usam principalmente o CK-4, enquanto os motores modernos a diesel com baixo teor de enxofre (2017 ou posterior) podem exigir óleos com classificação FA-4, que denota emissões reduzidas de gases de efeito estufa (GEE).

  • Retrocompatibilidade em classificações de óleo

    Novas classificações de óleo de motor são compatíveis com versões anteriores. Isso significa que você normalmente pode usar óleos com categorias mais recentes, mesmo se tiver um carro mais antigo. No entanto, usar um óleo de motor de categoria de serviço mais antigo para veículos mais novos pode causar alguns problemas.

Categorias de óleos básicos da API

  • Grupo I

    Os óleos básicos do Grupo I contêm 90% ou menos de saturados e/ou mais de 0,03% de enxofre, enquanto o índice de viscosidade está entre 80 e 120. Eles são os menos refinados e, portanto, os óleos básicos mais baratos disponíveis. Como os óleos do grupo 1 têm moléculas irregulares, eles apresentam maior atrito e são normalmente usados em aplicações menos exigentes.

  • Grupo II

    Os óleos básicos do Grupo II apresentam saturações maiores ou iguais a 90%, com menos ou igual a 0,03 por cento de enxofre e índice de viscosidade entre 80 e 120. Esses óleos sofrem hidrocraqueamento - um processo que quebra grandes moléculas de hidrocarbonetos em menores . Os óleos do grupo II têm melhores propriedades antioxidantes.

  • Grupo III

    Os óleos básicos do Grupo III têm maior ou igual a 90% de saturação, menor ou igual a 0,03% de enxofre e índice de viscosidade maior ou igual a 120. Os óleos do Grupo III são produzidos através do chamado hidrocraqueamento severo, um processo intenso onde mais pressão e calor são aplicados, resultando em um óleo base mais puro e de maior qualidade.

  • Grupo IV

    Esses óleos são polialfaolefinas (PAOs) e são feitos de pequenas moléculas uniformes. O benefício mais importante dos PAOs é que eles podem ser projetados para ter estruturas com propriedades previsíveis. Os óleos do Grupo IV são muito adequados para condições extremas, tanto quentes como frias.

  • Grupo V

    Os óleos do Grupo V consistem em qualquer tipo de óleo base que não pertença aos grupos acima mencionados. Esses óleos são normalmente usados como aditivos para outros óleos básicos.

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