FAQ's - Perguntas e respostas

Peak Automotiva

Quais as principais dúvidas a respeito de nossos produtos e tecnologias? Conseguimos reunir nesta seção as principais perguntas e as respostas da Peak sobre as questões mais recorrentes.
FAQs Peak - Perguntas e respostas

Arla 32

ARLA (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) é um reagente composto por 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada, transparente, não inflamável e não tóxico, utilizado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel. O reagente não é um combustível, nem aditivo de combustível e por isso é classificado como um produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos.

O abastecimento do produto é feito de forma semelhante ao diesel, onde o consumo médio é de 5% do consumo de diesel. Pode-se afirmar portanto que serão utilizados cerca de 5 litros de ARLA 32 para cada 100 litros de diesel.

O Arla 32 deve ser utilizado em caminhões e ônibus produzidos a partir de 2012. Guia da CNT e do SEST SENAT orienta os transportadores sobre o uso correto da substância. O uso inadequado ou o não uso podem gerar danos ao veículo e multas.

O uso de Arla 32 irregular ou a sua ausência aumentam a emissão de gases como os óxidos de nitrogênio (NOx) em até cinco vezes. Para cumprir as atuais exigências do Proconve e baixar as emissões, além do uso do Arla 32, é fundamental abastecer o veículo com diesel S10, que tem menor teor de enxofre.

Com a pior qualidade do ar, além dos danos ambientais, há prejuízos à saúde do motorista. Os óxidos de nitrogênio podem levar à ardência nos olhos e no nariz, alergias e, em casos mais graves, à morte por doenças respiratórias.

Na hora de escolher o Arla 32 priorize a qualidade do produto. Atente para a idoneidade da marca e analise se tem credibilidade reconhecida no mercado. Verifique também se a embalagem mostra claramente o selo do INMETRO, garantindo que o produto atende às especificações da Portaria INMETRO nº139 de 21/03/2011 e a norma ISO 22241-1 da International Organization for Standardization.

.O BlueDEF™ ARLA 32 Peak é desenvolvido sobre esses rigorosos padrões, tendo sido homologados por grandes montadoras como Volvo, Mercedes-Benz e MAN, além de ser distriubído por empresas como Ipiranga e Shell.

O ARLA 32 deverá ser armazenado em uma área fresca, seca e bem ventilada, não sendo exposto direto à luz solar. Embora a temperatura de armazenamento ideal seja de até 25 graus C, a exposição temporária a temperaturas mais altas causará pouco ou nenhum impacto sobre a qualidade do Arla32.

O ARLA 32 degradará com o tempo, dependendo da temperatura e da exposição à luz solar. As expectativas de prazo de validade mínimo, quando armazenado em temperaturas constantes estão definias na Especificação ISO 22241-3. Se armazenado entre -12ºC e 32ºC, o prazo de validade chegará facilmente a um ano. Se a temperatura máxima não ultrapassar aproximadamente 24ºC por um período de tempo prolongado, o prazo de validade será de 1 ano e meio.

Não. O ARLA 32 é uma solução não-tóxica, não-poluente, não-perigosa e não-inflamável. Quando manuseado de forma correta, o ARLA 32 é seguro e não apresenta qualquer risco sério para as pessoas, animais, equipamentos ou o meio ambiente. O ARLA 32 é estável, incolor e atende a todas as normas internacionais de pureza e composição.

Sim, para alguns materiais, principalmente o cobre e o latão. Somente os materiais aprovados, como o polietileno de alta densidade (HDPE), devem ser usados no tanque, na embalagem e nos equipamentos de distribuição do ARLA 32 (ISO 22241-3).

Os veículos em geral consomem entre 3% e 5% do consumo de combustível, dependendo da operação do veículo, regime de trabalho, geografia, capacidade de carga, etc.

O ARLA 32 pode ser guardado por um ano, se protegido da incidência direta da luz solar e de temperaturas extremas. Ele deve ser armazenado em embalagem selada e local bem ventilado. O agente redutor não danifica o meio ambiente e, por não ser explosivo, nem inflamável, é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluídos.

Além disso, o agente redutor também não é um combustível, nem um aditivo de combustível e precisa ser utilizado em um tanque específico existente nos veículos com tecnologia SCR. O abastecimento é feito de forma semelhante ao diesel. Se derramar ARLA 32 nas mãos, basta lavá-las com água e sabão.

As caminhonetes, SUVs e outros veículos a diesel de pequeno e médio porte utilizam o Sistema EGR e não utilizam o Arla 32, ele é utilizado apenas para alguns modelos de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte, que para se adequar ao Proconve P7 é necessário o uso do sistema SCR.

Algumas pessoas tem enviado perguntas sobre como adicionar o Arla 32, se ele é misturado ao diesel. Não!O Arla 32 não é para ser adicionado ao tanque de combustível! Ele é/será utilizado apenas para motores a diesel com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), ou seja, apenas para alguns modelos de caminhões e ônibus, os veículos com sistema EGR não utilizam Arla 32. Os veículos que o utilizam tem o Arla 32 adicionado a um tanque separado do combustível, este tanque normalmente é ao lado do tanque de combustível, mas tem a tampa na cor azul, exclusivamente para o uso do Arla.

Já recebemos o questionamento, bem como vimos em alguns fóruns comentários de pessoas falando sobre a substituição do Arla 32 por água. Isso é um erro, o sensor que existe no sistema SCR irá identificar rapidamente que o líquido não é Arla 32, irá aparecer o alerta de falta de Arla 32 no sistema e isso irá levar a uma redução da potência do motor. Se isso acontecer, e não for adicionado corretamente o Arla 32, além dos danos ao meio ambiente e ao veículo, o mesmo estará automaticamente fora da garantia do fabricante, já que o sensor irá indicar que houve o mau uso do veículo.

Apesar do Arla 32 ser um fluído composto por uréia não é possível fazer uma solução caseira de uréia para substituir o Arla 32, a uréia utilizada na sua composição é diferente da comercializada no mercado, possui um grau de pureza superior e não pode ser substituída. Qualquer tipo de substituição é identificado pelo sensor presente nos veículos e isso leva automaticamente a perda da garantia do veículo.

Caso seja derramado, o líquido deverá ser contido e absorvido com um material absorvente inerte e não-combustível, exemplo, a areia. Recolha mecanicamente o material em um recipiente adequado para descartar posteriormente. Não se deve descartar em esgotos, pois é proibido. Se o líquido for derramado no esgoto, lave bem com muita água. Caso a quantidade for muito grande, contate as autoridades locais para obter os procedimentos de descarte permitidos e necessários. Se o ARLA 32 for derramado em seu veículo, lave e enxágüe com água abundantemente.

O Arla 32 nunca deverá ser ingerido. Caso aconteça é indicado não induzir ao vômito. Procure orientação médica imediatamente.

Poderá consumir de 3% a 5% do volume de diesel, dependendo da operação do veículo, regime de trabalho, geografia, capacidade de carga, etc.

Os veículos que usarem o Arla 32 terão indicadores no painel que mostrarão ao motorista sobre a quantidade de Arla 32 a bordo. Um medidor parecido ao medidor de combustível indicará o nível do Arla 32. Haverá uma luz de aviso de nível baixo de Arla 32 que acenderá quando o nível do Arla 32 estiver baixo. Se o veículo for operado de modo que possa ocorrer falta absoluta de Arla 32, a potência do veículo será reduzida o suficiente para estimular o operador a reabastecer o tanque de Arla 32.


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